NardiSoma Hero Of The Day

| |
 |
uerlei The End Of The Line

|
|
| Kirkão escreveu: | | Mas nem fodendo que a versão do 2 é melhor que o 1 da outlaw. É um abismo de diferença. |
É muita coragem expressar que algo do Sm2 bate o primeiro.
"coragem" |
|
 |
NardiSoma Hero Of The Day

|
|
Como diria serjão berranteiro: aqui tem corage |
|
 |
Quincas Whiplash

|
|
| [metalremains] escreveu: | | Deve dar pra contar nos dedos de uma mão quantas vezes eu ouvi o S&M2. |
Fui ao cinema assistir e tchau. |
|
 |
Kirkão Whiplash

:. Mastodonic Brotherhood :.
|
|
| LuizOp escreveu: | Vou organizar de assistir o S&M2 um dia.
Tem tudo no YouTube ? |
Organize não
Não que seja uma bosta, mas é um show que não acrescenta nada, bem forçado em alguns pontos, não tem a vibe de uma banda agressiva como era no primeiro.
Eu acho o primeiro s&m a cara da banda, do jeito deles e os sons casaram bem demais. O 2 eu devo ter feito igual o quincão, vi/ouvi uma única vez na íntegra e nunca mais na vida. Vez ou outra ouço all within e é só. |
|
 |
LuizOp Master Of Puppets

O que é ?
|
|
All Within eu lembro de ver, até gostei.
O problema então foi ter seguido com muitas músicas que já tinham sido apresentadas antes. |
|
 |
Quincas Whiplash

|
|
É o maior caça níqueis da história da banda. Mais do que o Guitar Hero. |
|
 |
LuizOp Master Of Puppets

O que é ?
|
|
Qual critério para definir que foi maior ? |
|
 |
Quincas Whiplash

|
|
| LuizOp escreveu: | | Qual critério para definir que foi maior ? |
São vários. |
|
 |
Kirkão Whiplash

| |
 |

|
|
Penso que vocês estão sendo conduzidos pelo apego emocional com o primeiro SM. Se ficar com ele na cabeça realmente o 2 é dispensável.
OLHANDO PRO 2 ISOLADAMENTE: bom show, boa edição, bom som. Não tem porque achar ruim, na moral. Inclusive em termos de performance a banda mandou bem, além da orquestra que se escuta diferente da primeira versão.
De negativo: james gordo, lars de boné e tocando simplão (talvez pra não comprometer), as faixas ruins da parte 2 e a comparação inevitável com o SM1.  |
|
 |
Quincas Whiplash

|
|
A minha maior crítica ao S&M2 é quanto à escolha do repertório. Não havia razões para uma reedição depois de 20 anos quando metade do repertório desse projeto é composto EXATAMENTE das mesmas músicas e os mesmíssimos arranjos orquestrais do Kamen. Acho que seria melhor lançarem uma reedição do original - já que era pra comemorar os 20 anos do trabalho - com um tratamento de imagem melhor, em alta definição, com mais extras. Talvez isso venha no provável box deluxe vindouro, como nos álbuns de estúdio. Mas temo que um lançamento com imagem melhor esteja limitado pelo fato de terem gravado em formato padrão 4:3, com resolução limitada à época.
O segundo aspecto, eles perderam uma ótima oportunidade de reimaginar outras músicas excelentes do catálogo da banda, com novas harmonias, aprimorar o trabalho - justamente tentar dar uma maior organicidade e sinergia entre as músicas da banda e orquestra. Esse é um dos aspectos que me deixam mais reticente, vendo em retrospectiva, o trabalho original do S&M, embora eu tenha uma memória e apego afetivos gigantescos porque foi um dos meus primeiros contatos com o Metallica.
Sempre critiquei como são duas coisas muito distintas, a banda toca e a orquestra toca algo que não casa muito bem com as músicas do Metallica. Lembro de tratar disto, aqui no MR, algumas vezes, e de citarmos o trabalho do Scorpions - com a orquestra de Berlim - como paradigma de algo muito mais bem feito, melhor arranjado e harmoniosamente mais agradável. No S&M a orquestra é um mero pano de fundo para dar um tom de grandiloquência pra banda. Não há uma unicidade, parece, em verdade, um grande paredão de som para acomodar as guitarras. Os mesmíssimos problemas residem até mesmo nas músicas novas escolhidas. Trouxeram músicas que não "combinam" com os instrumentos de orquestra. Músicas como Confusion (tenebrosa desde o Hardshit) e Moth into flame não deixam espaço pra essa sinergia. O resultado disso é um arranjo que é totalmente saído à fórceps que as tornam totalmente esquecíveis, genéricas.
O terceiro ponto que me faz criticar é justamente o apelo afetivo do S&M original. Aproveitaram o ensejo dos 20 anos para fazer dinheiro, como sempre fizeram. Gravar álbuns ao vivo, lançar covers, turnês comemorativas sempre serão formas de manter a banda em evidência com ZERO RISCO artístico e ZERO ESFORÇO de compor um trabalho novo da estaca zero. Mais grave ainda pelo fato que remete ao meu primeiro aspecto, metade é reaproveitamento do repertório. O S&M2 apela totalmente para o público cativo do S&M pra gerar seus milhões em receita com venda de bilheterias em cinemas e cópias em CD e bluray por um material repetido, sem novidades que justifiquem sua existência.
Outra coisa que incomodou foi terem adicionado duas peças - excetuando a Ecstasy do Morricone, não poderia faltar - que NADA têm a ver com a banda, tocadas exclusivamente pela orquestra. Acho que poderiam tentar incluir algumas músicas inéditas, como fizeram à época com No leaf clover e minus human. Pra mim isso só reforça o fator caça-níqueis de risco artístico zero, soa mais como um registro comemorativo do que de um projeto relevante. Por fim, ainda acho que o original tem uma sonoridade melhor, no 2 deixam a orquestra muito mais pano de fundo do que já era. |
|
 |
Kirkão Whiplash

|
|
Boa. Sigo o relator e assino na ata. |
|
 |
christianhaag Hero Of The Day

|
|
O James gravou o 2 pouco antes da última internação. Dá pra ver o esforço dele nesses shows, vermelhaço do whisky, gordo, e quando canta uma ou duas sem a guitarra, a presença de palco dele vai ao chão.
Acho que daria sim pra fazer um S&M2 aproveitando o apelo dos 20 anos, mantendo no máximo as clássicas (MoP, Enter, Sad, Fade...) e trazendo todas as demais novas. Inclusive eu fui ao cinema sem ter visto o setlist antes, para ter o fator surpresa, e saí decepcionado. |
|
 |

|
|
| Citação: | | O terceiro ponto que me faz criticar é justamente o apelo afetivo do S&M original. Aproveitaram o ensejo dos 20 anos para fazer dinheiro, como sempre fizeram. Gravar álbuns ao vivo, lançar covers, turnês comemorativas sempre serão formas de manter a banda em evidência com ZERO RISCO artístico e ZERO ESFORÇO de compor um trabalho novo da estaca zero. Mais grave ainda pelo fato que remete ao meu primeiro aspecto, metade é reaproveitamento do repertório. O S&M2 apela totalmente para o público cativo do S&M pra gerar seus milhões em receita com venda de bilheterias em cinemas e cópias em CD e bluray por um material repetido, sem novidades que justifiquem sua existência. |
Nada é zero risco. Tanto que aqui tem gente que não curtiu, não deve ser exclusividade no cenário mundial.
Sobre a suposta apelação no repertório pra gerar receita: se fosse um setlist 100% novo não geraria grana?
E foram 7 faixas novas. Condizente com o que fazem em turnê, do mesmo jeito que foi em 1999. Tiveram as músicas cativas de shows + as da turnê na época. |
|
 |