[metalremains] Ditador

|
|
Review postado no Whiplash:
Ironia das ironias. O Metallica foi odiado por 90% dos internautas graças à sua estúpida briga com o Napster e agora tem que aturar um show de downloads de seu CD, uma semana antes da data prevista. Aparentemente foram os franceses que venderam a obra antes da hora, mas o que importa é que agora o mundo faz a festa. "Eu, eu, eu, o Metallica se f**eu."
Deve ser muito ruim ser um Metallica. Descontando a grana (Hetfield está só na lista dos 40 músicos mais ricos do mundo), a fama, os shows lotados, as mulheres que já pegaram, as guitarras de primeiríssima linha, deve ser ruim ser um Metallica. A banda não pode fazer nada, pois jamais agradará a todos. Culpa deles e de quatro discos espetaculares. O grande problema do Metallica é que eles não são como as bandas-espelho Iron Maiden, Ramones e Ac/DC, evitando se repetir em cada lançamento. Com os anos de estrada, os caras ganharam conhecimentos, amadureceram e resolveram testar outros sons. Outras bandas se mantiveram fiéis ao som, fãs e mercado. Não condeno nenhuma das duas atitudes, não sou o dono das músicas, mas ambas estão sujeitas a críticas. O modelo Metallica, entretanto, é o mais arriscado e vai de encontro ao ditado "em time que tá ganhando não se mexe".
O Metallica mexeu e sofreu. O mundo não gostou tanto de suas aventuras e os shows só lotavam por causa das antigas. Viraram, guardadas as devidas proporções, uma versão mais pesada dos Stones. Me digam quando foi que Jagger & Richards fizeram um último disco bom mesmo, digno da fama e história da banda que chegou a rivalizar com os Beatles?
Pareciam estar fadados ao mesmo destino apenas nove discos depois. A discussão mais comum no mundo pesado é "bons são os primeiros e os últimos são uma porcaria". Quer dizer, mal há discussão sobre isso, é quase um consenso. E nada indica que o rumo da prosa mudará após o lançamento do "Death Magnetic", o novo trabalho.
Graças aos franceses que venderam o CD antes da hora, hoje, 03 de setembro, eu ouvi o novo cd quatro vezes na íntegra. Queria pegar bem o espírito da coisa, ouvir os detalhes das músicas, distorção, afinação, voz e as passagens. O resultado é que o Metallica lançou o sucessor do Black Album, sendo seu 6º disco da carreira. "Load" (lixo), "Reload" (relixo) e "St. Anger" (santo lixo) são discos de outra banda. Talvez possamos chamar de Countryallica, Newmetallica, ou qualquer coisa do gênero. Eu gosto do "Load" (bastante) como um álbum de hardrock, mas não como um do Metallica. E odeio o "Reload". O "St. Anger" eu nem consegui ouvir até o fim. Por esses motivos, considero o "Death Magnetic" o primeiro álbum de inéditas da banda desde o disco preto.
E foi uma boa volta. Não achei tudo isso que a imprensa vem dizendo por aí. Acredito até que tem gente comprada no meio, tamanha a quantidade de elogios absurdos, que também ouvi na época do "St. Anger", mas depois cessaram. O "Death Magnetic" é para ouvir umas três vezes antes de poder esboçar qualquer opinião mais embasada. Para qualquer pessoa que ouça uma vez só, nem adianta vir conversar que não vou discutir. São tantas músicas quebradas, tantas mudanças de ritmo e passagens diferentes numa mesma faixa que até agora não memorizei uma única canção.
O CD abre bem com "That Was Just Your Life". Outros bons momentos são "The End Of The Line" (ou a "The Other New Song" dos shows de 2006/07), "All Nightmare Long", "Broken, Beat & Scarred" e a ótima "My Apocalipse". As outras músicas são legais também, mas não achei empolgantes como essas. A produção é infinitamente melhor do que o St. Lixo. Temos uma bateria ao invés de latas de tinta. As guitarras voltaram ao Mi clássico do Metallica e o baixo é bem audível o tempo todo.
Sobre os músicos, James Hetfield voltou a gritar, mas não cria mais frases de destaque como antes. Lars Ulrich mostra que como baterista é um ótimo vendedor de quadros, manager de banda e pão-duro de viradas realmente inspiradas. Kirk Hammet volta com seu wha-wha e os mesmos solos rápidos em pentatônica "bluesista". Rob Trujillo é o baixista. Se destaca em "All Nightmare Long" só porque lhe deram o início da música.
A primeira do CD, "That Was...", possui um riff bem pesado, mas a bateria de Lars Ulrich não consegue evoluir como um Dave Lombardo faria com aquelas palhetadas alternadas. E o Metallica continua com uma mania insuportável de diminuir o ritmo na hora do refrão quando deveria manter a porrada. "The End Of The Line" segue a linha (com o perdão do trocadilho) da anterior. Acho que será tocada ao vivo, um pecado, já que não é tão nova assim e tem coisa melhor.
O riff principal de "Broken, Beat..." poderia perfeitamente ser uma cria do Pantera da época do "Far Beyond Driven", caso a guitarra estivesse afinada em ré. A música segura bastante a onda e é uma das poucas que não teima em perder a velocidade no meio ou no refrão. Pelo contrário, aumenta a partir da metade, mas a bateria de Ulrich, mais uma vez, fica devendo.
Em "The Day That Never Comes" a banda tenta renascer uma prática antiga das baladas com peso no final. Tenta tanto que mais uma vez segue a linha de notas Lá Menor, E, Sol e Dó para guiar a parte da voz. Quem toca, saca isso de primeira. O refrão então é muuuuuuuuuuuuito inspirado em "Welcome Home... Sanitarium". A bateria é idêntica!!! Isso faz da música uma boa pedida, já que "Sanitarium" é um clássico sensacional.
Uma das que gostei bastante foi "All Nightmare Long", que não se parece nada com Metallica antigo, novo ou futuro. Eu aposto com quem quiser que ao ouvir a intro da guitarra, "Black Magic" do Slayer será lembrada. Em seguida entra uma mistura de Fight com Anthrax (do "Sound Of White Noise"). A música fica segurando a porrada durante a voz de Hetfield, solta um riffão poderoso no refrão e imagino rodas nos shows, se for tocada mais rápida.
O que dizer de "Cyanide"? Não gostei quando ouvi nas versões ao vivo, achei melhor em estúdio, mas é muito Metallica novo. Muito wha-wha, muito funk no baixo, uma levada quebrada... sei lá, acho que erraram ao tocar essa como amostra do CD. Me lembra Alice In Chains em vários momentos. E o refrão é bobinho, bobinho...
Eis que chega o momento mais curioso. "The Unforgiven III". Um piano "evanescênico" no começo, um refrão bem melódico, um dos poucos solos sem wha-wha e um ritmo lento fazem dessa a música mais obscura do cd, mais fraca que a "Unforgiven" original do Black Album, mas com um abismo de diferença, para melhor, da segunda que está no Relixo.
As duas faixas seguintes, "Judas..." e a instrumental "Suicide" não me cativaram. O CD cai bastante nelas. Já aprendi a passar direto. "Judas..." me lembra "Struggle Within" do Black Album, mas falta o peso desta, principalmente no refrão. A outra, nem falo nada. Para quem já fez "Ktulu...", "Orion" e "To Live Is To Die", essa beira a vergonha.
O CD encerra com "My Apocalipse" onde o Metallica finalmente ficou nervoso. Chuparam "Damage Inc" e "Dyers Eve", colocaram um riff mais simples e sentaram o cacete. Aí sim o CD vale a pena!!! Uma música para fechar o show.
Enfim, depois dessa redação enorme, tudo o que posso dizer é que o Metallica lançou um novo disco. Não é nem de longe uma volta às raízes e está (bem) atrás dos clássicos. Mas finalmente podemos dizer que um novo disco do Metallica foi lançado. Agora é esperar que nenhum deles tenha hemorróidas de novo às vésperas de um show no Brasil. |
|
 |
Saracura Invisible Kid

|
|
Que conincidência, Douglas. Ainda bem que quem te mandou o e-mail não foi o chato aqui. =D
| fanaticmetal escreveu: | | E o q seria alguém 'Imperdoado'? |
Acho que seria diferente de "Imperdoável". "Imperdoável" da uma margem para algo como "o cara não é perdoado porque fez alguma coisa ruim, ou porque até não quer ser perdoado. Ele MERECE não ser perdoado.". Pra mim, passa uma imagem mais agressiva.
Já "Imperdoado" passa justamente a imagem que tenho da música: a de alguém que, mesmo tendo tentado, não conseguiu ser perdoado, ou que não CONSEGUE se perdoar. Ele não merece, só não consegue. ^^
... Mas é óbvio que a imaginação rola solta. Igual uma vez que um cara disse "como vocês conseguem viajar na música só com o nome dela sendo divulgado" e o pessoal caiu em cima. Tipo "eu não tenho imaginação, LOL".  |
|
 |
uerlei The End Of The Line

|
|
| [metalremains] escreveu: | | Super Zig Zag Zug |
Esse foi o review mais realista e não empolgado de todos. Gostei dele.
Discordo na parte que ele critica muito pesado a Judas e S&R, mas ele até tem uma certa razão. Escutando a Judas agora, vejo que as partes de verso são meio toscas, o que é bom mesmo é no refrão, solo e interlúdio. E a instrumental tem de ouvir umas vezes pra assimilar a maravilha que ela é. |
|
 |
Lady Justice Some Kind Of Monster

[inaudível]
|
|
Vou postar minhas opiniões aqui em suaves prestações.
Achei o refrão da All Nightmare Long super legal, é grudento, não dá pra parar de cantarolar. 
Editado pela última vez por Lady Justice em Fri Sep 05, 2008 4:14 pm, num total de 1 vez |
|
 |
Saracura Invisible Kid

|
|
O pessoal costuma ser chato com Metallica, heim.
| [metalremains] escreveu: | | O CD encerra com "My Apocalipse" onde o Metallica finalmente ficou nervoso. Chuparam "Damage Inc" e "Dyers Eve", colocaram um riff mais simples e sentaram o cacete. Aí sim o CD vale a pena!!! Uma música para fechar o show. |
Eu, sinceramente, não acho que a My Apocalypse é "AQUELA COISAAAAAAAAAAAAAAAA". É boa, mas não porradona total e uma que valha a pena a compra do disco. O review penou aí, além de pegar no pé do Metallica.  |
|
 |
Will Frantic

No life king...
|
|
Achei interessante o review, como o uerlei disse esse é mais realista, muita coisa é opinião do cara (e foda-se ele), mas até que foi um bom review  |
|
 |
The Horseman Hero Of The Day

The Gates of Delirium
|
|
Esse foi um review bem realista mesmo, mas é apenas a opinião dele.
Eu, sinceramente, gosto quando as músicas tendem a ter um refrão mais calmo que o resto da música.
Como ele pode classificar o Load e o Reload como lixo?
Reload tem música, como Fuel, que é um sucesso e tanto.
A minha visão sobre o cd é bastante diferente dele, a parte que mais me empolga no cd começa em Cyanide e termina em S&R, pelo menos por enquanto, foi o que os meus ouvidos mais gravaram e absorveram do cd.
Vamos analisar a classificação dele quanto as Imperdoaveis (Imperdoadas):
The Unforgiven é uma música de ótima qualidade;
The Unforgiven III é uma música que ficou abaixo da primeira, mas é boa.
The Unforgiven II está 'um abismo de diferença' da primeira? Como assim?
Será que a música é tão ruim mesmo ou é porque ela está no album 'Relixo?"
The Unforgiven II é uma das músicas mais bonitas que eu já ouvi, tem um refrão cantado com raiva e tem aquele clássico riff limpo que muitos sonham em tocar quando compram uma guitarra.
James Hetfield voltou a gritar, mas não cria frases em destaque como antes?
Será que quando lançaram o cd ...and Justice for all, ele ouviu três vezes em casa e ficou cantando sozinho: "Justice's gone!!!" ?
O que eu mais gosto e admiro nessa banda, é justamente a trajetória dela e a autenticidade. É preciso ter muito peito para mudar o certo pelo duvidoso, simplesmente por pura vontade ou realização pessoal. A banda tem 25 anos de história, VOU REPETIR, a banda tem 25 anos de história, quantos anos VOCÊ TEM? Eu tenho 20. Será que durante esses meus 20 anos eu fui exatamente a mesma pessoa? Claro que não. Quando eu tinha 12 anos eu não ouvia música, assim como até os 14 eu só ouvia DANCE e depois conheci o espírito rebelde GRUNGE que influenciou toda a minha adolescência. É preciso entender que em 25 anos, acontece muita coisa e com o Metallica aconteceu. E eles fizeram o que eles quiseram, eles fizeram o que sentiam vontade e o que ia fazer eles se sentirem melhores.
Acho essa atitude muito mais digna do que passar 25 anos levando nas costas um passado que não os agradava da mesma forma naquele momentaneo presente. Será que depois do lançamento do Black Album, James, Kirk, Lars e Jason se reuniram no estúdio e começaram a compor riffs e, DE MANEIRA ALGUMA, eles conseguiram criar um riff cavalgado? Faltou criatividade? Haha, James Hetfield está entre os 40 músicos mais ricos do mundo e não é por falta de criatividade. Acho que o Death Magnetic serviu para comprovar exatamente isso que eu acabei de afirmar. Metallica é Metallica, a 'banda criadora' do thrash metal e uma das bandas com maior qualidade técnica e presença de palco da história. |
|
 |
Kirkão Whiplash

:. Mastodonic Brotherhood :.
|
|
| [metalremains] escreveu: | | Review postado no Whiplash... |
de certa forma concordo e nao concordo com alguns trechos. Talvez ele tenha analisado sem fanatismo que é o mais coerente pela analise dele. Eu concordo com o que ele fala sobre a instrumental mas longe de achar que é uma vergonha.
A musica é boa, eu curti muito, mas ta beeeeem longe das PRIMAZIAS de uma ktulu e uma orion infelizmente. Mas é uma boa musica sim. |
|
 |
Metal Up Your Ass Some Kind Of Monster

Galö Metal
|
|
Não consegui ler tudo, só tinha asneiras... |
|
 |
danhammett Disposable Hero

...And Justice For All
|
|
Dark Horseman chutou bundas de dragões em sua análise.....  .... |
|
 |
Maluco Doido Whiplash

|
|
Esse negócio de opinião é foda, pra mim esse cidadão daí só falou merda.
50% dos que metiam o pau no Metallica vão se "converter", os outros 50% continuarão metendo o pau. |
|
 |
[metalremains] Ditador

|
|
| [metalremains] escreveu: | Saiu uma matéria no The Guardian, do Reino Unido também:
Link
Conta um pouco da história da banda, tem alguns trechos de entrevistas, mas nada de novo. Provavelmente nem traduzirei, mas se alguém quiser traduzir, eu coloco na página principal. |
Traduzi:
http://www.metalremains.com/materias.php?id=36 |
|
 |
danhammett Disposable Hero

...And Justice For All
|
|
Valeu Doug.....fica claro a monstruosa responsabilidade que criam pro Metallica até hoje..... |
|
 |
Matheus From Hell Whiplash

>Infinitas Mensagens<
|
|
Como vocês conseguem ler essas Review? seja de quem for. Para mim não acrescenta em absolutamente nada (das que eu tento ler). |
|
 |
Rodrigo AG Master Of Puppets

|
|
| Matheus From Hell escreveu: | | Como vocês conseguem ler essas Review? seja de quem for. Para mim não acrescenta em absolutamente nada (das que eu tento ler). | Também não dou a minima pra isso. |
|
 |
|