Moonwalker The End Of The Line

|
|
Eu ouvi até a metade e curti.  |
|
Lady Justice Some Kind Of Monster

[inaudível]
|
|
Não sei quem comentou aí que o Bidu deve ter gostado do álbum:
Luis Misiara
Junior Dad, a melhor música longa do metallica desde Outlaw Torn
 |
|
uerlei The End Of The Line

|
|
O Maragato vai gostar da Jr. Dad, pois tem mais de 10 minutos de BARULHO! |
|
Skull The End Of The Line

|
|
Quando falou que curtiu a capa.
Ah lá essa resenha do Whiplash, muito boa. Concordo com o que o cara escreveu, entendo perfeitamente a proposta do disco, entendo as letras, mas simplesmente achei chato pra caralho, as músicas não me empolgam de forma alguma.
| Citação: |
Conceitual, o trabalho conta a história de Lulu, personagem criada pelo ator e dramaturgo alemão Benjamin Franklin Wedekind, uma jovem dona de um desejo sexual infinito e sem restrições que a conduz através de uma jornada repleta de prazer e sangue. Reed havia escrito as letras das canções há alguns anos atrás para uma montagem norte-americana da peça, que acabou não saindo. Agora, essas mesmas letras ganharam o acompanhamento instrumental do Metallica, alcançando um resultado final, no mínimo, controverso.
Pra começo de conversa, é preciso deixar claro que Lulu não é o novo álbum nem do Metallica nem de Lou Reed. O disco é a estreia da parceria entre ambos, portanto não espere encontrar aqui o que o Metallica fez em "Death Magnetic" (2008), por exemplo. Grande parte da força do trabalho está nas letras de Reed, que serão ignoradas pela imensa parcela dos ouvintes que não domina a língua inglesa. Assim, o que importa, para grande parte do público, é a música propriamente dita.
O Metallica soa de maneira inédita em "Lulu". No lugar dos riffs thrash, temos a predominância de jams, ruídos e passagens construídas a partir de feedbacks. Não há o formato clássico do heavy metal, e nem do rock, na parte instrumental do disco. Salvo algumas exceções - como %uFFFDMistress Dread%uFFFD, onde a banda soa mais próxima do que os seus fãs estão acostumados -, a maioria das músicas caminha por sons que causarão estranhamento ao ouvinte tradicional de heavy metal. Isso, aliado à maneira peculiar de cantar de Reed %uFFFD recitando as letras, como se estivesse falando -, realça ainda mais essa sensação. Pra fechar, a duração das músicas %uFFFD todas longas -, faz com que se feche um casulo em torno dos músicos, impenetrável na maioria das vezes.
Ainda assim, algumas faixas funcionam. É o caso de %uFFFDThe View%uFFFD, primeiro single, onde o Metallica soa bastante similar aos álbuns "Load" e "Reload". Já em %uFFFDIced Honey%uFFFD o que temos é um hard rock interessante, que remete ao ótimo "New York", lançado por Lou Reed em 1989.
O que torna a audição do álbum difícil é o excesso de experimentalismo de algumas faixas. Entendendo o objetivo dos músicos %uFFFD criar uma trilha para uma peça de teatro, traduzindo nas faixas os diferentes momentos e emoções do roteiro -, fica mais fácil absorver as composições. No entento, algumas delas simplesmente não funcionam sozinhas, sem o acompanhamento de atores em um palco imaginário, por mais fértil que possa ser a imaginação de quem está escutando o disco. É o caso de %uFFFDPumping Blood%uFFFD e %uFFFDFrustration%uFFFD.
Entretanto, em alguns momentos a transição é feita de maneira suave, sem a exigência de uma barreira intransponível entre a música e o ouvinte. Quando isso acontece, somos brindados por boas faixas como %uFFFDCheat On Me%uFFFD - uma tour de force de mais de 11 minutos -, %uFFFDDragon%uFFFD e %uFFFDJunior Dad%uFFFD, que não só encerra o trabalho como funciona como um fechamento de tudo o que ele propõe.
"Lulu" não é um disco fácil. Ele não foi feito para ser ouvido de maneira casual. É preciso se concentrar, deixar-se levar pelas mãos de Hetfield e Reed através de suas composições. Desafiador, erra em alguns momentos e acerta em outros. É uma espécie de sinfonia repleta de pretensão, que, definitivamente, não será assimilada por quem vive em um universo musical formado somente por rock e heavy metal. Os ouvintes mais curiosos e já habituados com a música clássica, por exemplo, absorverão muito melhor as ideias propostas, já que elas estão muito mais próximas dos conceitos e variações desenvolvidos pelo gênero do que do formato padrão do metal e do rock.
Vai gerar discussão? Vai. Vai receber críticas negativas? Sim, a maioria. "Lulu" mostra que o Metallica, inquieto por natureza mesmo com os milhões de dólares de suas contas bancárias, continua buscando desafios criativos em sua carreira. Essa atitude, que muitas vezes não é entendida pelos fãs, é extremamente saudável, pois mantém a banda viva artisticamente e não apenas como uma enorme empresa da indústria musical, como muitos gigantes por aí. No final, o Metallica sai ganhando ao experimentar novas sonoridades, assim como Reed, que teve um acompanhamento literalmente de peso para as suas letras.
Ouça, e tire as suas próprias conclusões. Para mim, o saldo é mais positivo do que negativo.
|
Editado pela última vez por Skull em Wed Oct 19, 2011 11:05 pm, num total de 1 vez |
|
Rock 'n Roach Some Kind Of Monster

|
|
| BonerChamp escreveu: | Quando falou que curtiu a capa.  |
Eu nunca disse isso.
 |
|

|
|
| Rock 'n Roach escreveu: | | Eu nunca disse isso. |
Disse sim. Falou que a capa era boa e só não entendeu quem não manja de arte. |
|
Rock 'n Roach Some Kind Of Monster

|
|
| MoonWallkeR escreveu: | | Disse sim. Falou que a capa era boa e só não entendeu quem não manja de arte. |
Não disse.
 |
|
Régis Whiplash

|
|
"Ele não foi feito para ser ouvido de maneira casual. É preciso se concentrar"
Odeio isso. Pra mim música não é isso.
 |
|
uerlei The End Of The Line

|
|
| Régis escreveu: | "Ele não foi feito para ser ouvido de maneira casual. É preciso se concentrar"
Odeio isso. Pra mim música não é isso. |
Pois é, esse álbum não me fez ficar triste por ser ignorante.
Mas, achei ele bem mais aceitável do que eu imaginava. O que mais me ofende nem é o velho imbecil, é o Lars. |
|
Bay Area Thrasher The End Of The Line

Make america great again
|
|
| BonerChamp escreveu: | | Bom, pelo que eu vi até agora ninguém curtiu. Diogão zoando, e Barata é putinha declarada da banda e entendedor de arte, claro que ia falar que gostou. |
ISSO É UM COMPLÔ. É UMA QUADRILHA! UMA MAFIA!
|
|
blackseed Some Kind Of Monster

|
|
Só escutei a primeira até agora, gostei daquela. |
|
kauemeissner Frantic

|
|
Ouvi até a Dragon. Bom, não sei o que achar de tudo isso, eu gostei até, só que preciso dar mais algumas ouvidas pra ter uma opinião correta. O que eu tenho certeza é de que detestei a voz do Lou no disco.
 |
|
Megadave Moderador

|
|
Não tô afim de baixar essa merda por agora. Depois que eu baixar e escutar com calma eu posto aqui, mas pelo visto tá uma merda como esperado né?
Se salvam umas duas músicas como falaram tô quase só escutando essas duas.  |
|
Reborned Master Of Puppets

Searching for the lost Xanadu
|
|
Nem as ouça separadamente porque assim vai achar uma bosta. Tem que ouvir o album desde o inicio até chegar nelas, e aí sim, no meio de tanta merda essas vão parecer "boas". |
|

|
|
| Reborned escreveu: | | Nem as ouça separadamente porque assim vai achar uma bosta. Tem que ouvir o album desde o inicio até chegar nelas, e aí sim, no meio de tanta merda essas vão parecer "boas". |
Faz sentido.  |
|