| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Shaman Whiplash

|
|
| HeavyMaster escreveu: | Quanto a maledeta Gramática (que eu gosto): é com "g", porque está no pretérito imperfeito do indicativo (ex: ele fingia). Pode-se usar "j" quando é presente do subjuntivo (ex: tu finjas); quando está no presente do indicativo na 1ª pessoa do singular (ex: eu finjo); quando é imperativo afirmativo quando usado em terceira pessoa do singular/plural ou na 1ª pessoa do plural (ex: eles finjam).  |
não, cara... é sempre com 'g'. o verbo é com 'g' (fingir), portanto suas conjugações devem sempre ser com 'g'.
[+] VOLTA KARMA [-]
 |
|
 |
Will Frantic

No life king...
|
|
| Shamandalie escreveu: | | não, cara... é sempre com 'g'. o verbo é com 'g' (fingir), portanto suas conjugações devem sempre ser com 'g'. |
De forma alguma, Canabrava...
Finjo e Finja é com J mesmo, senão seria Fingo e Finga...
Wolves n' Ashes Blog |
|
 |
Shaman Whiplash

|
|
finja sim, porque senão ficaria finga... o mesmo vale pra finjo... e sempro que o som do g em fingir for o mesmo que em gago... ¬¬ mas o verbo ainda é fingir...
[+] VOLTA KARMA [-]
 |
|
 |
Helltallica Disposable Hero

|
|
| Shamandalie escreveu: | | finja sim, porque senão ficaria finga... o mesmo vale pra finjo... e sempro que o som do g em fingir for o mesmo que em gago... ¬¬ mas o verbo ainda é fingir... |
http://pt.wiktionary.org/wiki/fingir
Tá aí a conjugação do bicho!!!
No infinitivo é com "g" mesmo, mas em algumas pessoas de alguns modos é com "j"...
EDIT:
A regra é clara: verbos terminados em gir (agir, reagir, dirigir, fingir,..): mesmo caso, "g" vira "j" quando adjacente às vogais a/o (ajo, aja, ajas,.. ajam).

Editado pela última vez por Helltallica em Thu Aug 14, 2008 9:37 am, num total de 2 vezes |
|
 |
Shaman Whiplash

|
|
| Helltallica escreveu: | http://pt.wiktionary.org/wiki/fingir
Tá aí a conjugação do bicho!!!
No infinitivo é com "g" mesmo, mas em algumas pessoas de alguns modos é com "j"...
EDIT:
A regra é clara: verbos terminados em gir (agir, reagir, dirigir, fingir,..): mesmo caso, "g" vira "j" quando adjacente às vogais a/o (ajo, aja, ajas,.. ajam). | exato.
[+] VOLTA KARMA [-]
 |
|
 |
HeavyMaster Frantic

|
|
| Shamandalie escreveu: | | exato. |
Ué, então! Foi exatamente o que eu disse. E ainda faltou eu falar lá do imperativo negativo.
É o que o Helltallica disse: o "j" aparece por causa das vogais "a" e "o". E elas aparecem por causa das flexões do verbo "fingir". |
|
 |
Helltallica Disposable Hero

|
|
| HeavyMaster escreveu: | Ué, então! Foi exatamente o que eu disse. E ainda faltou eu falar lá do imperativo negativo.
É o que o Helltallica disse: o "j" aparece por causa das vogais "a" e "o". E elas aparecem por causa das flexões do verbo "fingir". |
Deveria saber isso aí, mas não tinha a regra de cabeça...
Quem disse isso aí foi o Google 
 |
|
 |
HeavyMaster Frantic

|
|
| Helltallica escreveu: | Deveria saber isso aí, mas não tinha a regra de cabeça...
Quem disse isso aí foi o Google  |
Não sei se isso aí é uma regra propriamente dita, mas no caso se aplica, pelo menos.  |
|
 |
Harvester Master Of Puppets

The Devil Put Dinosaurs Here
| |
 |
Panta rhei Disposable Hero

|
|
| HeavyMaster escreveu: | Ué, então! Foi exatamente o que eu disse. E ainda faltou eu falar lá do imperativo negativo.
Sim. É por causa das vogais...
Vejamos:
Os verbos agir, reagir, dirigir, fingir, viger, reger, tanger, etc. mudam de G para J antes das vogais A e O, para que não haja mudança fonética (som)...
No Presente do Subjuntivo todas as pessoas são com J (finja, finjas, finja, finjamos, finjais, finjam) porque este modo deriva diretamente da 1.ª pessoa do singular (eu) do Presente do Indicativo: ajo, reajo, dirijo, finjo, vijo, rejo, tanjo...
O Imperativo Negativo é sempre cópia do Presente do Subjuntivo...
O Imperativo Afirmativo possui três pessoas que são cópia do Presente do Subjuntivo (finja – 3.ª pessoa do singular (você), finjamos – 1.ª pessoa do plural (nós), finjam – 3.ª pessoa do plural (vocês)) e duas pessoas (2.ª pessoa do singular - tu e 2.ª pessoa do plural - vós) que derivam do Presente do Indicativo (sem o S final). No Presente do Indicativo temos (tu finges; vós fingis). Como percebemos com G. Portanto, no Imperativo Afirmativo temos finge tu e fingi vós, também com G.
Vale lembrar que não ocorre conjugação da primeira pessoa (eu) no modo Imperativo. E a terceira, em vez de ELE/ELES, usamos VOCÊ/VOCÊS.
Espero ter sido claro...
"Por que os vagalumes morrem tão cedo?" |
|
 |
Shaman Whiplash

|
|
| Harvester escreveu: | Ele tava bêbado, Jhonatan. Releve.  |
aí é que tá... não lí o post direito... 
[+] VOLTA KARMA [-]
 |
|
 |
Ricardeira Some Kind Of Monster

|
|
| biramg escreveu: | Sim. É por causa das vogais...
Vejamos:
Os verbos agir, reagir, dirigir, fingir, viger, reger, tanger, etc. mudam de G para J antes das vogais A e O, para que não haja mudança fonética (som)...
No Presente do Subjuntivo todas as pessoas são com J (finja, finjas, finja, finjamos, finjais, finjam) porque este modo deriva diretamente da 1.ª pessoa do singular (eu) do Presente do Indicativo: ajo, reajo, dirijo, finjo, vijo, rejo, tanjo...
O Imperativo Negativo é sempre cópia do Presente do Subjuntivo...
O Imperativo Afirmativo possui três pessoas que são cópia do Presente do Subjuntivo (finja – 3.ª pessoa do singular (você), finjamos – 1.ª pessoa do plural (nós), finjam – 3.ª pessoa do plural (vocês)) e duas pessoas (2.ª pessoa do singular - tu e 2.ª pessoa do plural - vós) que derivam do Presente do Indicativo (sem o S final). No Presente do Indicativo temos (tu finges; vós fingis). Como percebemos com G. Portanto, no Imperativo Afirmativo temos finge tu e fingi vós, também com G.
Vale lembrar que não ocorre conjugação da primeira pessoa (eu) no modo Imperativo. E a terceira, em vez de ELE/ELES, usamos VOCÊ/VOCÊS.
Espero ter sido claro... | 
 |
|
 |
uerlei The End Of The Line

| |
 |
Ricardeira Some Kind Of Monster

|
|
Ah ta agora sim ta explicado!
Que se cuide o aragão12anos hahahahahahahaha