| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
[metalremains] Administrador

|
|
Do Terra:
Liminar inédita da Justiça Federal do Rio pode acabar de vez com a obrigatoriedade do tradicional exame da OAB. Na liminar publicada dia 11, no Diário Oficial do Judiciário, a juíza Maria Amélia Senos de Carvalho, da 23ª Vara Federal do Rio, determina que a entidade permita que seis bacharéis reprovados façam a inscrição na Ordem e possam exercer a profissão. A decisão poderá beneficiar todos os barrados pela OAB. No último teste, foram mais de 7 mil.
A juíza alega que o exercício da profissão está limitado à capacitação: "Qualificação é ensino, é formação. Neste aspecto, o exame não propicia qualificação nenhuma". A decisão é contra a prova, mas não isenta os formados de se filiar à OAB.
O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, recorreu: "A OAB não vai permitir que ignorantes advoguem e ponham em risco a própria sociedade". Ele lembrou que há 1,5 milhão de alunos matriculados em 1.077 cursos jurídicos no País a maioria, segundo ele, "sem qualificação". O caso será julgado pelo desembargador Raldênio Costa, relator da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal.
A OAB-RJ tem até o dia 28 para oficializar a inscrição dos beneficiados pela liminar. A pena para o descumprimento é de multa de R$ 1 mil por dia. Dois dos 6 beneficiados, Ricardo Pinto da Fonseca, 52, e seu filho Fábio, 26 anos, cursaram a faculdade juntos. "A prova da OAB não é feita para medir nosso conhecimento, visa à reprovação em massa", atacou Ricardo, que segunda-feira deu início ao processo de filiação. Os outros 4 são de Cabo Frio.
Exame três vezes por ano
Com um índice de reprovação de 90% dos candidatos, o exame de ordem da OAB-RJ é temido por grande parte dos estudantes de Direito. De acordo com dados da entidade, dos 7.790 inscritos no último exame realizado em 2007, apenas 780 foram aprovados.
O próximo teste está marcado para domingo. Farão a prova 5.886 advogados que pagaram R$ 125 pela taxa de inscrição, o que representa arrecadação de R$ 735.750 mil. O exame é aplicado três vezes por ano.
Segundo o Conselho Federal da OAB, o número de inscritos aumentou 2.533% nos últimos oito anos. A média de reprovação nacional, no entanto, é um pouco menor do que a estadual, mas não deixa de ser alta: 80%. _________________
 |
|
|
 |
Patrocinadores Ad Bot
 |
|
 |
Hybrid Child Master Of Puppets

|
|
Bom, eu concordo com a Juíza que concedeu a liminar, que teoricamente, para o cara advogar ele tem que ter os conhecimentos que adiquiriu na faculdade. Entretando, há um outro problema, pois qualquer faculdadezinha ai de fundo de quintal oferece o curso de Direito, e a qualidade de ensino é bem duvidosa. Então, a cada semestre são milhares de advogados "despejados" no mercado, pois uma turma de direito forma é 40 alunos no mínimo. E com certeza não vai ter mercado para todo mundo.
Até onde eu sei, o mercado para quem fazia direiro já não era tão bom, já estava meio saturado, e a prova da OAB era um meio de "filtrar" todos esses que eram despejados no mercado. Agora eu quero ver sem essa prova como que vai ser. _________________ Força, 5675!!! |
|
|
 |
Maluco Doido Whiplash

Quis custodiet ipsos custodes?
|
|
Palhaçada. Cara que acabou de formar e não passa numa prova é deprimente. _________________

Editado pela última vez por Maluco Doido em Qua Jan 16, 2008 1:58 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Strider Moderador

BLOODLINES
|
|
Uma palhaçada isso, a prova da OAB é a única coisa capaz de segurar a grande quantidade de pessoas formadas nesse número absurdo de faculdades de direito que tem por aí.
Não é a prova que reprova essa quantidade enorme de alunos, mas sim eles próprios na sua incompetência de assimilar o que foi passado na faculdade. _________________
Dial 595-Escape : Download it all!
Editado pela última vez por Strider em Qua Jan 16, 2008 1:01 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
Megadave Moderador

Li Xiao Long lives
|
|
Acabar com a prova da OAB é o caralho, hoje em dia existe faculdade de direito em cada esquina e a maioria delas nem aprovada pelo MEC é. Como um sujeito desse quer advogar?
Se a pessoa forma e não consegue passar na prova da OAB tem que estudar pra isso. Meu primo passou de primeira, a namorada do meu irmão passou de primeira, não é essa complicação toda não. O que tá ruim é o ensino de grande parte das faculdades de direito, isso sim. _________________
" There are no such things as limits to growth, because there are no limits on the human capacity for intelligence, imagination and wonder. " |
|
|
 |
Stormrider Whiplash

Fight on! Grab on!
|
|
Tinha que fazer algo assim com Informática, cambada de fdp não sabe nem abrir um computador e monta assistência por ai, o cara faz curso fundo de quintal e acha que sabe o suficiente pra abrir um mainframe... _________________
 |
|
|
 |

|
|
| Pir4do escreveu: |
| ...mainframe... |
Descobriu essa palavra esses dias né?  _________________ Força, 5675!!! |
|
|
 |
Stormrider Whiplash

Fight on! Grab on!
|
|
| Hybrid Child escreveu: |
Descobriu essa palavra esses dias né?  |
Sabia que um infeliz ia fazer uma piadinha desse tipo, mas não achei uma coisa mais difícil de mexer no momento mas ta bom, retificamos agora:
...notebook _________________
 |
|
|
 |
uerlei Master Of Puppets

Pirapirápirou
|
|
Pois vamos acabar com o vestibular também, afinal ele, assim como o teste da OAB, segundo a juíza, não trás qualificação nenhuma pro aluno.
PALHAÇADA isso! Não tem outra palavra. Curso já saturadíssimo, depois dessa é que vai virar folia. Qualquer Da Lua vai advogar agora. _________________
 |
|
|
 |
Samer Phantom Lord

|
|
| Se isso for real, eu me animo pra fazer Direito também... |
|
|
 |

|
|
Sabia que um infeliz ia fazer uma piadinha desse tipo, mas não achei uma coisa mais difícil de mexer no momento mas ta bom, retificamos agora:
...notebook |
Melhorou, pois não é qualquer um que dá manutenção em mainframe não ein... E também não se acha programador para mainframe em qualquer esquina não.... _________________ Força, 5675!!! |
|
|
 |
Lester Master Of Puppets

|
|
Alegria das [f]aculdades xinfrin e desapontamento meu como cidadão Brasileiro.
De acordo com os dados no texto, de 7.700 inscritos, passam 10%. Tá bom demais até, comparado com a desqualificação que esses alunos sofrem da faculdade que fazem.
A justiça e e a maioria dos advogados (sem generalizar é claro, pq advogado bom trabalha pra rico) no Brasil já são umas bostas, agora nivelaram tudo para mais abaixo ainda...
Tamo fudido. _________________
 |
|
|
 |
Stormrider Whiplash

Fight on! Grab on!
|
|
| Hybrid Child escreveu: |
| Melhorou, pois não é qualquer um que dá manutenção em mainframe não ein... E também não se acha programador para mainframe em qualquer esquina não.... |
Mas eu disse mainframe pra infantizar o caso de um cara zé ruela querer fazer um serviço de um cara especializado no assunto _________________
 |
|
|
 |

|
|
| Mas eu disse mainframe pra infantizar o caso de um cara zé ruela querer fazer um serviço de um cara especializado no assunto |
Sim, entendi!
Mas que você aprendeu essa palavra esses dias, vovê aprendeu né?  _________________ Força, 5675!!! |
|
|
 |
Will Whiplash

Insane people talking...
|
|
Palhaçada³³³³
O povo ja falou tudo que tinha que falar aqui, vai despejar um bando de incompetente no mercado que não sabe nem a matéria do curso que fez?
Sou contra a eliminação de qualquer prova baseada em aprovação por mérito... É a única forma de incentivar um nível mais alto no país... _________________
 |
|
|
 |
|